O partido contra o governo | com Pedro Floriano Ribeiro | 173
Desde o início do terceiro governo Lula, ou mesmo antes dele começar, são tensas as relações entre a direção partidária do PT e membros da equipe governamental.
Antes da formação do ministério, dirigentes vetaram alguns nomes cogitados para compor a equipe. Depois, outros tiveram suas cabeças pedidas – como o titular das Comunicações, Juscelino Filho.
Contudo, nada expressa melhor o atrito do que as críticas da presidente do partido, Gleisi Hoffmann, a políticas preconizadas pelo titular da Fazenda, Fernando Haddad.
Nisso, a atual presidente do PT repete um padrão já visto em administrações da legenda, desde seus primórdios na prefeitura de Diadema, conquistada há quarenta anos por Gilson Menezes.
O que explica a relação sempre tensa entre as instâncias partidárias e os governos do partido? É o PT, sob tal aspecto, diferente de outras agremiações?
Para discutir o tema, este #ForadaPolíticaNãoháSalvação recebe Pedro Floriano Ribeiro, cientista político, professor da pós-graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Pedro Floriano é autor do livro "Dos sindicatos ao governo: a organização nacional do PT de 1980 a 2005", editado pela EdUFSCar/FAPESP, além de diversos trabalhos sobre a temática partidária.
As músicas deste episódio são "Battle Royale" do Au.Ra e "The New King, de Quincas Moreira.
Leia o blog do #ForadaPolíticaNãoháSalvação no site da CartaCapital.
Apoie o e ajude o canal e o podcast a se manter e a melhorar!
Apoiadores contarão com agradecimentos nos créditos dos episódios (claro, desde que desejem) e terão acesso a brindes relacionados ao tema do canal: a política.
Agradecemos aos apoiadores do #ForadaPolíticaNãoháSalvação: Ângelo Roberto Neia Meneghelo, Clalter Rocha Melgaço, Lauro Cipriani, Eduardo Potsch Câmara, Emiliana Raymundo e Amauri Corrêa Gama, bem como a todos e todas que têm apoiado por meio do botãozinho do "Valeu Demais"! 💛💛💛💛
Há quatro formas possíveis de apoio. 1. Valeu Demais: Fazendo uma doação pelo botão "Valeu" do vídeo no YouTube. Você determina o valor. 2. Clube dos Canais: Tornando-se membro do canal no Clube dos Canais do YouTube 3. Benfeitoria: Fazendo uma assinatura simbólica do #FPNS no Benfeitoria.com 4. PIX: Por meio de PIX. Chave PIX: contato@foradapoliticanaohasalvacao.info
#PartidodosTrabalhadores #PT #GovernoLula #PresidencialismodeCoalizão #PartidosPolíticos #PSOL #Política #AnálisePolítica #ConjunturaPolítica #PolíticaBrasileira #CiênciaPolítica
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.