A articulação política do novo governo | com Eduardo Grin | 163

O ano de 2023 começou agitado politicamente. Não só porque um novo governo tomava posse, mas pelo contexto em que isso ocorria.



Após quatro anos de destruição bolsonaresca, o novo governo assumiu num cenário cheio de incertezas - inclusive com respeito à estabilidade democrática.

Dito e feito, em 8 de janeiro uma intentona bolsonaresca vandalizou as sedes dos três poderes, aprofundando um cenário de crise e radicalização construído durante o quadriênio anterior.


 

Por outro lado, a reação a tal tentativa bolsonarista de golpe gerou união entre agentes políticos: os chefes dos três poderes, governadores de Estado e lideranças partidárias.

Ainda assim, na disputa pela presidência das casas do Congresso, a hidra bolsonaresca voltou a levantar a cabeça com a candidatura do bolsonarista Rogério Marinho no Senado crescendo na reta final.

Isso obrigou o governo a negociar mais para evitar a tomada da presidência do Senado pela extrema-direita golpista, que já verbalizava ameaças ao STF.

Outra frente importante de negociações foi a federativa, com Lula se reunindo com governadores, buscando um alinhamento em torno de compromissos democráticos comuns e abrindo frentes de cooperação.

Para discutir tais temas, este #ForadaPolíticaNãoháSalvação recebe Eduardo Grin, cientista político, professor da FGV EAESP e estudioso das instituições políticas, em particular do federalismo.


As músicas deste episódio são "Sneaky Business" do Biz Baz Studio, e "Wutif" de Lauren Duski.


As músicas deste episódio são "A Ghost Town", de Quincas Moreira, e "Dark Alley Deals", de Aaron Kenny.

Leia o blog do #ForadaPolíticaNãoháSalvação no site da CartaCapital.

Apoie o e ajude o canal e o podcast a se manter e a melhorar!

Apoiadores  contarão com agradecimentos nos créditos dos episódios  (claro, desde  que desejem) e terão acesso a brindes relacionados ao tema  do canal: a  política.

Agradecemos aos apoiadores do #ForadaPolíticaNãoháSalvação, Fátima Soares Franklin, Fernanda Loschiavo Noni, Antônio Maués, Nelson Bagueira, Daniel Frasson e também a todas e todos que apoiaram por meio do botãozinho do #ValeuDemais! 💛💛💛💛

Há quatro formas possíveis de apoio.

  1. Valeu Demais: Fazendo uma doação pelo botão "Valeu" do vídeo no YouTube. Você determina o valor.
  2. Clube dos Canais: Tornando-se membro do canal no Clube dos Canais do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCbSOn9WtyJubqodDk_nL1aw/join
  3. Benfeitoria: Fazendo uma assinatura simbólica do #FPNS no Benfeitoria.com: https://benfeitoria.com/projeto/ApoioForadaPoliticaNaohaSalvacao
  4. PIX: Por meio de PIX. Chave PIX: contato@foradapoliticanaohasalvacao.info

#Política #AnálisePolítica #ConjunturaPolítica #PolíticaBrasileira #CiênciaPolítica #Democracia #NegociaçãoPolítica #Coalizão #CongressoNacional



























 

 

 

Comentários

As mais lidas

O autoritarismo chavista antes de Maduro

Inteligência Artificial e a Democracia | com Fernando Filgueiras & Rafael Sampaio | 237

O fenômeno Pablo Marçal | com João Cezar de Castro Rocha | 238