O Holocausto Yanomami | com Estevão Senra & Rodrigo Chagas | 162
Dentre as várias áreas de políticas públicas destroçadas durante o governo Bolsonaro, figuram de forma destacada as políticas indigenista e ambiental.
Uma das facetas desse processo de destruição é o desmonte das políticas sanitárias para as populações originárias. Outra é o estímulo à invasão de terras indígenas por garimpeiros.
As consequências são as piores possíveis para os indígenas e para o meio ambiente nas terras por eles habitadas. Isso ficou claro com a situação trágica vivida pelos Yanomami em Roraima.
Alastramento da malária, intoxicação por mercúrio, falta de alimentos, falta de medicamentos e de assistência à saúde produziram centenas de mortos, doentes e desnutridos. Um verdadeiro holocausto.
Não se trata, contudo, de algo acidental. A dizimação da população Yanomami é uma política intencional do bolsonarismo e dos militares que integraram seu governo. Isso está expresso em declarações, doutrina e ações.
Como compreender tal contexto? Quais os fundamentos dessa política mortífera? Qual a importância do garimpo em Roraima e na Amazônia de forma geral?
Para compreender tais pontos, este #ForadaPolíticaNãoháSalvação recebe dois convidados.
Um é Estevão Senra, geógrafo, doutor em desenvolvimento sustentável pela UnB, pesquisador do Instituto Socioambiental (ISA).
O outro é Rodrigo Chagas, sociólogo, professor da Universidade Federal de Roraima onde é docente do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Fronteiras (PPGSOF).
As músicas deste episódio são "A Ghost Town", de Quincas Moreira, e "Dark Alley Deals", de Aaron Kenny.
Leia o blog do #ForadaPolíticaNãoháSalvação no site da CartaCapital.
Apoie o e ajude o canal e o podcast a se manter e a melhorar!
Apoiadores contarão com agradecimentos nos créditos dos episódios (claro, desde que desejem) e terão acesso a brindes relacionados ao tema do canal: a política.
Agradecemos aos apoiadores do #ForadaPolíticaNãoháSalvação e também a todas e todos que apoiaram por meio do botãozinho do #ValeuDemais! 💛💛💛💛
Há quatro formas possíveis de apoio.
- Valeu Demais: Fazendo uma doação pelo botão "Valeu" do vídeo no YouTube. Você determina o valor.
- Clube dos Canais: Tornando-se membro do canal no Clube dos Canais do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCbSOn9WtyJubqodDk_nL1aw/join
- Benfeitoria: Fazendo uma assinatura simbólica do #FPNS no Benfeitoria.com: https://benfeitoria.com/projeto/ApoioForadaPoliticaNaohaSalvacao
- PIX: Por meio de PIX. Chave PIX: contato@foradapoliticanaohasalvacao.info
#Yanomami #Genocídio #Indígenas #PolíticaIndigenista #Garimpo #Militares #Amazônia #Bolsonarismo #AnálisePolítica #ConjunturaPolítica #PolíticaBrasileira
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.