As eleições depois da janela | Com Julian Borba & Sérgio Braga | 122
Após muitas trocas de partidos, com congressistas, deputados estaduais e outros políticos mudando suas filiações, as eleições de 2022 ganham contornos mais definidos nos níveis nacional e estadual.
As agremiações da base do governo federal, Partido Liberal (PL), Progressistas (PP) e Republicanos (PRB) foram os maiores beneficiários do troca-troca partidário, aumentando significativamente suas bancadas na Câmara, com reflexos em Assembleias Legislativas estaduais.
Com isso, Jair Bolsonaro consolida sua base congressual de sustentação, concentrando o Centrão em torno desses três partidos de adesão – apesar do papel adesista que ainda desempenham parcelas substanciais de MDB, PSD, PSDB e alguns partidos menores, fadados a desaparecer.
Aliás, vale registrar que desapareceram seis agremiações nanicas com deputados eleitos em 2018. Com as novas regras eleitorais e partidárias, essa é uma tendência, o que aumenta a importância do crescimento desse núcleo duro do Centrão bolsonarista.
Mas afinal, que efeitos todas essas mudanças podem ter sobre as eleições de 2022? Como afetarão a disputa presidencial? Como impactarão as eleições nos estados e a formação de palanques regionais?
Para discutir esses temas, este #ForadaPolíticaNãoháSalvação convidou dois cientistas políticos, pesquisadores do funcionamento de nossos sistemas partidário e eleitoral. São eles:
- Julian Borba, professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pesquisador do CNPq.
- Sérgio Soares Braga, professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pesquisador do INCT-DD (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Democracia Digital).
As músicas deste episódio são "Hannon", de Jeremy Black e "Moons" de Patrick Patrikios.
Leia o blog do #ForadaPolíticaNãoháSalvação no site da CartaCapital.
Agradecemos aos novos apoiadores do #ForadaPolíticaNãoháSalvação: Nilson Henrique da Silva, Luís Henrique Diniz e Leandro Gonzaga.
Apoie o e ajude o canal e o podcast a se manterem e a melhorar! Apoiadores contarão com agradecimentos nos créditos dos episódios (claro, desde que desejem) e terão acesso a brindes digitais relacionados ao tema do canal: a política.
Há três formas possíveis de apoio.
Tornando-se membro do canal no Clube dos Canais do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCbSOn9WtyJubqodDk_nL1aw/join
Tornando-se assinante do #FPNS no Benfeitoria. com: https://app.benfeitoria.com/projeto/ApoioForadaPoliticaNaohaSalvacao
Por meio de PIX. Chave PIX: contato@foradapoliticanaohasalvacao.info
#Eleições #Eleições2022 #PartidosPolíticos #JanelaPartidária #ColigaçõesEleitorais
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.